As Roma Academy
home > Projeto Social

Projeto Social

Projeto SocialJogadores talentosos surgem em todos os lugares e em todas as classes sociais, porém é comprovado que a grande maioria surge em bairros de baixa renda e em famílias que, apesar dos esforços, não conseguem oferecer toda a estrutura que um jovem precisa para desenvolver sua habilidade esportiva e mantê-lo interessado nos estudos.

Com isso e levando em consideração que 98% dos jovens que treinam no Fragata Futebol Clube vieram da realidade descrita acima, o CT procura não só disponibiliza uma infraestrutura de ponta para a formação de atletas, mas dá o suporte necessário para a formação de um cidadão.

Para tanto, oferece alimentação, moradia, assistência médica (plano de saúde), nutricionista, psicóloga e área de lazer, tudo sem custo para o atleta ou sua família. No entanto, além de dar resposta aos treinamentos é, fundamental, que esteja frequentando a escola.

É dessa forma que o CT desenvolve fora dos gramados um belo projeto social, que só consegue prosseguir por hoje contar com muitos parceiros.

Intercambio

Objetivo

Apresentar aos jovens intercambiários uma oportunidade de vivenciar novas experiências no âmbito esportivo vinculado diretamente ao Futebol, desporto que o Brasil é reconhecido internacionalmente ao longo dos anos pelos resultados e os inúmeros atletas de alto rendimento que forma, tendo como Diretor do projeto o ex-atleta e ex-capitão da Seleção Brasileira de Futebol, Émerson, e aliado a isso enriquecer culturalmente, esses jovens, com novas experiências socioculturais.

Metodologia

Foi ambicionado, através da aplicação deste “modelo de treinamento”, o desenvolver de jogadores e jogares, que oriundos de uma ideia de Futebol, concebida a partir do histórico do futebol Brasileiro, baseando-se nas suas origens e nos seus encantos, mas enriquecido pela necessidade de adaptar-se a realidade do futebol atual, que necessita de entendimento e organização. Evoluir até uma metodologia moderna não engessada que prepare os jogadores para uma atuação eficiente e eficaz, nos padrões de alto rendimento, dos principais cenários futebolísticos do Mundo.
O tratamento das questões metodológicas no que diz respeito à formação e jogo, são traduzidas através da especificidade que tentamos criar em cada sessão de treinamento e, nesse sentido, é importante que o avanço conceitual, sobre os aspectos comportamentais que queremos nas nossas equipes, estejam integralmente relacionados à consideração dos princípios metodológicos, o que é usado na operacionalização (treinamento) para atingir tais comportamentos desejados em jogo.

Consideração dos momentos do jogo.

Para o tratamento de todos os aspectos metodológicos relacionados com o jogo, nós consideramos o jogo e toda a sua complexidade inerente ao processo de planejamento das sessões de treinamento dividindo (sem dissociar ou empobrecer) o jogo em seis momentos inseparáveis:
(A) Organização Ofensiva (OO): quando temos a posse de bola e buscamos a progressão no campo;
(B) Organização Defensiva (OD): quando o adversário tem a bola e busca o avanço, tentando chegar no último terço do campo;
(C) A Transição Ofensiva (TO): quando ganhamos a bola;
(D) Transição Defensiva (TD): quando perdemos a bola;
(E) Bola Parada Ofensiva (BPO) dinâmicas específicas de bola parada no ataque e sua continuação imediata;
(F) Bolas Paradas Defensivas (BPD): dinâmicas específicas de bola parada na defesa e sua continuação imediata.

OBS: Nos seis momentos estaremos sempre atentos aos aspectos Táticos coletivos e Individuais.

Programa

Além do programa de treinos o projeto esta enriquecido com uma série de atividades que contribuem na busca de atender plenamente os objetivos propostos.

● Palestra sobre Nutrição
● Palestra sobre prevenção de lesões
● Seção de vídeo Histórico de conquistas Futebol Brasileiro e Principais Jogadores

Passeios:

● Arena Grêmio e Estádio Beira-Rio
● Museu Futebol (POA)
● Museu Marinho (Rio Grande)
● Palestra Cultura do Rio Grande do Sul
● Shoppings do Rio Grande do Sul
● Visita ao Museu Oceanográfico de Rio Grande.

O Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” deu origem ao Complexo de Museus e Centros Associados da Universidade Federal do Rio Grande. Fundado em 8 de setembro de 1953, mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.

Avaliação Técnica(aberta)ou seja, esta avaliação será feita periodicamente (mensal ou bimestral) para qualquer jogador, noticiada pelo site;
O Fragata Futebol Clube proporciona a todos os interessados a oportunidade de realizar uma avaliação técnica no clube. Basta acompanhar o site do clube, que disponibilizará informações nesta área e na área de notícias, para a divulgação das avaliações.
Avaliação Técnica(Fechada)ou seja, esta avaliação será feita através da marcação dos nossos captadores, ou seja, apenas orientaremos os jogadores a fazer a impressão dp Termo de Avaliação pelo site, mas a marcação é feita diretamente com o captador;

Documentação necessária para a avaliação:

– Termo de Autorização preenchido;
– Identidade Original;
– Cópia da Identidade;
– Atestado Médico para a prática esportiva;
– Atestado Escolar;
– Foto 3x4;

Material - Avaliação aberta:

– Trazer seu próprio fardamento;



Herbert Hadler, 1875 - Fragata - Pelotas - RS - Brasil.
(53) 8132.1044 - Marcelo | (53) 9710.6236 - Suélen